segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bom dia Brasil, com Pedro Lucas Almeida

Olá, bom dia Brasil !
   
            Sejam todos bem-vindos para mais um Bom dia Brasil, com Pedro Lucas Almeida, hoje você vai ver: Governo publica lei que promete baratear o preço da conte de luz, MEC disponibiliza no site do SISU a lista de aprovados na primeira chamada e mexicana dá a luz para seis filhos, 12 anos depois de ter dado a luz para 4, isso e muito mais você so encontra aqui, no WwreporteR.


CONTA DE LUZ

Presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.783, que renova concessões do setor de energia e permite o barateamento da conta de luz dos brasileiros. A lei foi publicada na edição desta segunda-feira (14) do "Diário Oficial da União".
De acordo com cálculos do governo federal, as medidas previstas na lei vão levar a uma redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de fevereiro. O texto publicado apresenta seis vetos em relação ao aprovado pelo Congresso.
A lei permite ao governo prorrogar, por até 30 anos, concessões de geração (usinas hidrelétricas e térmicas), transmissão e distribuição de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca, esses concessionários tiveram que aceitar receber, já a partir de 2013, uma remuneração até 70% inferior pelo serviço prestado.
Uma parte da redução na conta de luz vem através dessa medida. A outra vem da eliminação, da conta de luz, de dois dos encargos setoriais incidentes: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Geral de Reversão (RGR). Já a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) será reduzida a 25% de seu valor atual, e assume o custeio de programas contidos nos outros dois.
A energia produzida pelas usinas cujas concessões estão sendo prorrogadas, mais barata por conta do corte na remuneração desses agentes, será transformada em cotas e repartida entre todas as distribuidoras do país. Dessa maneira, segundo o plano do governo, o barateamento na conta de luz vai poder chegar a todos os brasileiros.
Briga
O plano do governo foi aceito por todas as concessionárias atingidas pela medida, com exceção de usinas hidrelétricas administradas pela Cesp, Cemig e Copel, empresas controladas, respectivamente, pelos governos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
A recusa das três empresas levou o governo a anunciar, em dezembro, que a redução na conta de luz ficaria em 16,7%, menor que os 20,2% previstos anteriormente. E a acusações de que os governos desses estados, controlados PSDB, partido que faz oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), haviam recusado a proposta para prejudicar o plano.
Cesp, Cemig e Copel negam que a decisão seja política. As empresas alegam que se recusaram a participar do plano porque as remunerações e indenizações oferecidas pelo governo para suas usinas eram muito baixas.
Mais tarde, representantes do governo federal informaram que medidas adicionais seriam adotadas para permitir a redução de 20,2% anunciada pela presidente Dilma.

De acordo com a lei, as concessões que não foram prorrogadas serão licitadas novamente, sob as mesmas regras de agora, ou seja, com remuneração mais baixa pela prestação do serviço.

As atuais concessionárias poderão continuar a frente dos empreendimentos após o vencimento, até que a outra empresa, vencedora do novo leilão, assuma. Se não aceitarem, o governo pode contratar agente para administrá-los durante a transição.


SISU
 
O Ministério da Educação disponibilizou por volta de 8h15 desta segunda-feira (14) no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a relação dos aprovados no processo seletivo. É possível fazer o fitro por instituição, curso e turno das listas de aprovados. Quase dois milhões de candidatos se inscreveram para disputar mais de 194 mil vagas em 3,7 mil cursos de ensino superior. Esta é a primeira edição do Sisu a incorportar o sistema de cotas sociais e raciais estabelecido por lei sancionada em agosto de 2012.
Foi aprovado no Sisu? Envie fotos da comemoração e conte a sua história
As matrículas dos candidatos aprovados devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas. Quem não foi aprovado deve esperar a segunda chamada do Sisu, que será no dia 28.


Hora do Parto

 
Uma mexicana de 31 anos deu à luz seis bebês - quatro meninas e dois meninos - 12 anos depois de ter quádruplos. Os recém-nascidos de Salud Romero nasceram por meio de cesárea e ainda estão na incubadora. O estado de saúde deles é delicado.
O pai das crianças, Joshua Salinas, de 21 anos, admitiu que ele e a mulher nem pensaram ainda nos nomes dos bebês.
- Eu estou muito feliz, mas também muito preocupado com a saúde deles, e como vamos lidar financeiramente com isso. Pensamos que Salud teria cinco crianças, então o sexto nos pegou de surpresa - disse Joshua, que ganha entre R$ 196 e R$ 311 por mês.
Os médicos decidiram fazer o parto de Salud com 27 semanas de gestação, porque ela tinha anemia e uma hemorragia interna, segundo o tabloide britânico “Daily Mail”.
Os bebês estão sob cuidados intensivos
Os bebês estão sob cuidados intensivos Foto: Enrique Castro / AFP
Rosalba Martinez, a médica que cuida dos bebês no hospital de mulheres da cidade de Morelia, reiterou que o estado de saúde das crianças não é bom.
- Mas temos os profissionais e as ferramentas que precisamos que fazer o melhor que pudermos - garantiu.
Os bebês estão muito abaixo do peso e, por serem prematuros, os pulmões não estão desenvolvidos o suficiente. Segundo os especialistas, as crianças podem desenvolver problemas relacionados ao uso do aparelho de respiração artificial.
Salud deu à luz quádruplos há 12 anos, filhos de outro pai. Apenas dois bebês sobreviveram. Ela teve outro filho com o atual marido, antes de dar à luz os sêxtuplos.
Os bebês estão abaixo do peso
Fonte: Globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário